sexta-feira, 28 de outubro de 2011

MINHA CIDADE!!!

O município de Chapecó possui aproximadamente 200 mil habitantes, sendo a cidade pólo desta região do estado, onde existem cerca de 200 municípios, que juntos somam mais de 2 milhões de habitantes, nesta região do estado estão também as sedes das principais empresas processadoras e exportadoras de carnes de suínos, aves e derivados da América Latina. Seu parque industrial é diversificado, sendo que os setores que mais se destacam o metal-mecânico (que vem se especializando na produção de equipamentos para frigoríficos), o de plásticos e embalagens, transportes, móveis , bebidas, softwares e biotecnologia. A construção civil e o comércio são também importantes fonte de renda. A região tem grandes perspectivas derivadas da posição central no MERCOSUL, do alto potencial e da disponibilidade de energia elétrica, das condições favoráveis para a produção agropecuária, dentre outros fatores.
Na área do Ensino Fundamental e Médio, Chapecó conta com mais de 180 estabelecimentos e cerca de 2.200 profissionais. No ensino Técnico Profissionalizante figuram cursos técnicos em Química com Habilitação em Alimentos, Carnes e Derivados, Eletromecânica, Mecânica, Segurança do Trabalho, Eletrotécnica, Eletrônica e Agropecuária. No município destacam-se ainda, os centros profissionalizantes especializados nos segmentos industriais da confecção e moveleiro, e a presença do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (anteriormente denominado CEFET). A cada cinco jovens e adultos que estudam em SC, um está em Chapecó, além de que 87% das crianças de 4 a 6 anos estão matriculadas nos Centros de Educação Infantil, o maior índice de Santa Catarina.
De forma geral, a proposta pedagógica para a Educação Especial está articulada em consonância com os órgãos oficiais, respeitando as especificidades de cada estabelecimento de ensino, área de deficiência e desenvolvimento individual dos alunos inclusos, procurando conhecer e respeitar suas potencialidades e necessidades.
O município abriga seis instituições de ensino superior, entre as quais quatro universidades: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ), Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e a mais nova a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) já sancionada pelo Presidente da República, sendo que se encontra em fase de instalação e com o quadro de cursos divulgados. São mais de dez mil estudantes, distribuídos em mais de trinta e cinco cursos de graduação e de pós-graduação latu e strictu-sensu. As áreas mais procuradas são agronomia, administração de empresas, ciências da computação, contabilidade, economia, biologia, jornalismo, direito, enfermagem, engenharias civil, de alimentos e química, farmácia, fisioterapia, medicina e zootecnia.

O DESBRAVADOR

O PASSAGEIRO

IGREJA MATRIZ


PRAÇA CENTRAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário