quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PLANO DE AULA

Plano de Aula
Elaborado por: Vera Lucia Feil Boff
Tema: Valor, Amor, Afeto e Carinho
História: “Margarida friorenta”
Objetivo Geral:
 Levar o educando a compreensão de que as pessoas, não sobrevivem sozinhas e que todos têm sua importância.
Objetivos Específicos:
 Estimular o reconhecimento da atitude de amizade, companheirismo, afetividade e solidariedade;
 Desenvolver a linguagem oral, através da exposição das ideias;
 Compreender a sequência lógica dos fatos relacionados a história;
 Desenvolver a coordenação motora fina (recorte, colagem e dobradura);
Metodologias:
1. Contar a história “margarida friorenta”, utilizando objetos representativos como: - uma boneca; - um casco de boneca ou bebê; - uma flor de tecido; - uma caixa em forma de casa; - uma borboleta de papel ou plástico; - um cachorrinho de pelúcia, - uma cama e um travesseiro de boneca.


A MARGARIDA FRIORENTA
(Fernanda Lopes de Almeida)
Era uma vez uma margarida em um jardim.
Quando ficou de noite a margarida começou a tremer.
Ai passou a Borboleta Azul. A borboleta parou de voar.
- Por que você esta tremendo?
- Frio!
- Oh! E horrível ficar com frio! E logo em uma noite tão escura!
A Margarida deu uma espiada na noite. E se encolheu nas suas folhas.
A Borboleta teve uma idéia:
- Espere um pouco! E voou para o quarto de Ana Maria.
-Psiu, acorde!
- Ah? E você, Borboleta? Como vai?
- Eu vou bem. Mas a Margarida vai mal.
- O que e que ela tem?
- Frio coitada!- Então já sei o remédio. É trazer a Margarida para o meu quarto.
- Vou trazer já.
A Borboleta pediu ao cachorro Moleque:- Você leva esse vaso para o quarto da Ana Maria?Moleque era muito inteligente e levou o vaso muito bem.
Ana Maria abriu a porta para eles. E deu um biscoito para Moleque.
A Margarida ficou na mesa de cabeceira.
Ana Maria se deitou. Mas ouviu um barulhinho. Era o vaso balançando.
A Margarida estava tremendo!
- Que e isso?
- Frio!- Ainda? Então já sei! Vou arranjar um casaquinho para você.
Ana Maria tirou o casaquinho da boneca.
Porque a boneca não estava com frio nenhum.
E vestiu o casaquinho na Margarida.
- Agora, você esta bem. Durma e sonhe com os anjos.
Mas quem sonhou com os anjos foi Ana Maria.
A Margarida continuou a tremer. Ana Maria acordou com o barulhinho.
- Outra vez? Então já sei. Vou arranjar uma casa para você!
E Ana Maria arranjou uma casa para Margarida.
Mas quando ia adormecendo ouviu outro barulhinho.
Era a Margarida tremendo. Então Ana Maria descobriu tudo.
Foi lá e deu um beijo na Margarida.
A Margarida parou de tremer. E dormiram muito bem a noite toda.
No dia seguinte Ana Maria disse para a Borboleta Azul:
-Sabe Borboleta? O frio da Margarida não era frio de casaco não!
E a Borboleta respondeu:
- Ah! Entendi!







2. REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA:
Fazer uma análise com as crianças sobre o tipo de frio que a margarida estava sentindo, explicando que não era um frio físico, e sim a falta de carinho, de proteção, de amor, de companhia. Mas não é falta de casaco. É um frio no coração...
A margarida está morrendo de frio no jardim. Existem muitos tipos de frio, e o pior talvez seja aquele que nasce da falta de carinho. Seria esse o que a pequena margarida sentia?
Conversar sobre esses sentimentos e perguntar se alguém também já sentiu esse frio. Falar que muitas vezes sentimos coisas que não sabemos explicar direito, assim como a margarida, mas que com o carinho de alguém que gostamos poder ajudar muito.
Conversar sobre os valores e sentimentos as coisas materiais (casaco, manta), as coisas imateriais (atenção, carinho e companhia) e, a importância de cada uma.

3. BONECA DAS EMOÇÕES:
Cada criança deverá se comunicar com a boneca usando palavras de sentimentos. Depois cada um a levará para cãs e devolverá no próximo encontro, relatando tudo o que aconteceu durante a visita da boneca em sua casa. Se gostou ou não de levá-la para e por quê?


4. Solicitar que o educando abrace o colega ou a professora, num gesto de carinho e amizade.


5. Dobradura da margarida




A. Dobrar o quadrado ao meio e formar um triângulo;
B. Dobrar o triangulo ao meio;
C. Dobrar novamente;
D. Desenhar a pétala e recortar;
E. Abrir e colar um círculo amarelo para o miolo e escrever uma palavra carinhosa que represente o frio da margarida.
F. Com um outro pedaço de papel dobrar e formar o caule e a folha;
G. Colorir com lápis de cor a folha e o caule;
H. Fazer a dobradura da borboleta.
I. Formar um painél com todas as margaridas.

6. Palavras Cruzadas: Observe os desenhos e escreva os nomes:


Forme Palavras:
Copie as sílabas de acordo com o número e forme palavras:


1+7+13+19= ______________________ 14+5= ____________________
2+12+15= ______________________ 14+6= ____________________
2+11+9+18= ______________________ 2+20= ____________________
14+17+4=_________________________ 14+5+10=__________________
14+13+16= _______________________ 2+8= _____________________

8. Com o Alfabeto de Grau, escrever a palavra e formar outras utilizando as mesmas letras;


9. Forme o Acróstico da palavra MARGARIDA com palavras de afeto/carinho:


10-) Vestuário de papel da MARGARIDA
• Colorir com tinta guache a MARGARIDA, recortar, colar num papelão para endurecer e recortar novamente;
• Colorir o casaco com tinta guache, recortar, colar numa folha 60k, recortar, dobrar as partes no ombro e vestir na MARGARIDA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário